Conheça ações de proteção à fauna em locais atingidos pelo óleo

Conheça ações de proteção à fauna em locais atingidos pelo óleo

Os projetos do Programa Petrobras Socioambiental, dentre eles o Projeto “De Olho na Água”, em articulação com órgãos públicos, vêm atuando no monitoramento e recuperação de plantas e animais que, desde setembro, estão sendo atingidos por resíduos de óleo.

O Projeto “De Olho na Água” ao encontrar plantas ou animais contaminados pelo óleo, tem buscado identificar imediatamente qual é a espécie. A medida é indispensável para avaliar o quão sensível ela é ao óleo. A equipe identificou na praia de Barreiras, em Icapuí, litoral leste do Ceará, peixes e caravelas com óleo. O procedimento, nesses casos, assim como para animais maiores, é comunicar o fato aos parceiros especializados, como a Fundação Aquasis (responsável pelo projeto Manati) e Projeto Cetáceos da Costa Branca, que faz parte do Programa Petrobras Socioambiental.

O Projeto “De Olho na Água” é mantido pela Fundação Brasil Cidadão, com o patrocínio da Petrobras e Governo Federal, e existe há mais de dez anos. O objetivo é promover a recuperação de manguezais em Icapuí por meio de ações que fomentem a educação ambiental, a conservação do meio ambiente, a geração de renda com atividades de baixo impacto e o protagonismo das comunidades.

Confira todas as ações de proteção à fauna em locais atingidos pelo óleo: http://twixar.me/vv1T