Presidente da Betânia visita Projeto “De Olho na Água” em Icapuí

Presidente da Betânia visita Projeto “De Olho na Água” em Icapuí

O empresário Bruno Girão, presidente da empresa cearense do ramo de laticínios Betânia, visitou no último fim de semana as instalações do Projeto “De Olho na Água”, que tem como finalidade promover a recuperação de manguezais no município de Icapuí por meio de ações que fomentem a educação ambiental e a conservação do meio ambiente. Na ocasião, ele esteve acompanhado por familiares.

O objetivo foi conhecer as diversas ações que compõem o Programa Teia da Sustentabilidade, do qual o Projeto é parte integrante e estruturante.

O empresário participou de roda de conversas com representantes dos vários grupos produtivos da Rede de Mulheres Icapuí e visitou as comunidades de Ponta Grossa, Barrinha e Córrego do Sal para conhecer as transformações e benefícios que o “De Olho na Água” trouxe.

Durante a visita também conheceu as tecnologias sociais desenvolvidas e os equipamentos que dão suporte para as oficinas práticas de educação ambiental, entre os quais viveiros de mudas de mangue e de plantas nativas, os meliponários, canteiros bio-sépticos, cisternas de captação e armazenamento de água pluvial e a passarela no manguezal.

Um dos aspectos que mereceu mais atenção foi o relacionado à geração de renda para as comunidades, desde o cultivo e manejo sustentável de algas marinhas, até a criação de abelhas nativas sem ferrão como a Jandaíra, um ícone da cultura popular nordestina.

Em Ponta Grossa, os integrantes do Projeto, Eliabe e Agabo Crispim, explanaram os benefícios e o exemplo de turismo local sustentável, que é reconhecido nacionalmente. Josué Crispim, outro colaborador, apresentou o Museu da Ponta Grossa.

O Projeto “De Olho na Água”é mantido pela Fundação Brasil Cidadão com o patrocínio da Petrobras e existe há mais de dez anos.