Projeto “De Olho na Água” e projetos patrocinados pela Petrobras promoverão Plantio Simbólico em todo o Brasil, em comemoração ao Dia Mundial Das Florestas

Projeto “De Olho na Água” e projetos patrocinados pela Petrobras promoverão Plantio Simbólico em todo o Brasil, em comemoração ao Dia Mundial Das Florestas

Em comemoração ao Dia Mundial das Florestas, o Projeto “De Olho na Água” realizará nesta quinta-feira (21) uma atividade de educação ambiental, envolvendo a escola pública Mizinha, do município de Icapuí, Ceará, local de realização do Projeto.

Essa iniciativa faz parte de uma ação em conjunto que é resultado da integração dos projetos Ar Água e Terra: Vida e Cultura Guarani (RS), De Olho na Água (CE), Florestas de Valor (PA), Guapiaçu Grande Vida (RJ), Verde Novo (MG e SP), Viveiro Cidadão (RO), Uruçu Capixaba (ES) e Semeando Água (SP), patrocinados pela Petrobras, da linha de atuação Florestas e Clima, do Programa Petrobras Socioambiental.

 

Ações do Projeto De Olho na Água

Serão administradas oficinas em diversas turmas do ensino fundamental, tendo como foco a importância das árvores e conservação de florestas para o clima e bem-estar das comunidades.

Como atividade complementar serão plantadas 40 mudas de árvores nativas em torno da escola e um plantio simbólico de 100 mudas de espécies de mangue no estuário da APA da Barra Grande, que abriga áreas de manguezal.

Serão diretamente impactados 120 alunos do ensino fundamental, especificamente das turmas dos 2º e 9º anos.

 

Valorização da floresta para a vida

O plantio simbólico de diversas espécies arbóreas acontecerá em várias regiões do país na data em que se reforça a importância das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta. O evento envolverá crianças, adolescentes, jovens, universitários, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e povos indígenas e visa a sensibilizar as pessoas sobre a importância das florestas.

Os projetos envolvidos na ação acreditam que envolver as pessoas em ações de educação ambiental como esta é fundamental para sensibilizá-las e conscientizá-las sobre a sua relação com a natureza e a importância da preservação e recuperação das florestas.

Esta ação conta ainda com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com a hashtag #florestaseclima.

O Projeto “De Olho na Água” é realizado pela Fundação Brasil Cidadão para Educação, Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente, com patrocínio da Petrobras, e atua junto às 34 comunidades do município de Icapuí, no litoral leste do Ceará.

Três diretrizes básicas norteiam suas ações: planejamento e gestão ambiental, desenvolvimento socioeconômico sustentável, mudança de atitude. Já produziu mais de 100 mil mudas de mangue e recuperou 9 hectares de manguezal, que equivale a nove campos de futebol.

 

Conheça mais os projetos da linha de atuação Florestas e Clima:

 

Projeto Ar, Água e Terra: www.projeto.iecam.org.br

Projeto De Olho na Água: www.deolhonaagua.org.br

Projeto Florestas de Valor: www.imaflora.org/comunidades-areas-protegidas_florestas-de-valor.php

Projeto Guapiaçu Grande Vida (GGV): www.ggvbr.org/o-projeto

Projeto Verde Novo: www.copaiba.org.br/verdenovo

Projeto Viveiro Cidadão: www.viveirocidadão.org.br

Projeto Uruçu Capixaba: www.ibramar.org/urucu

Projeto Semeando Água: www.semeandoagua.ipe.org.br